..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Guarujá regulamenta atividade dos monitores de ecoturismo

Para conservar o patrimônio natural e cultural de Guarujá e fornecer oportunidade de emprego à população residente das comunidades tradicionais, foi sancionada a lei 3.885, que regulamenta a atividade dos monitores que acompanham os visitantes das áreas naturais. Agora, eles devem ser locais e cadastrados no banco de dados da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
De acordo com a lei, os monitores deverão acompanhar os turistas nos passeios em áreas naturais, como trilhas e caminhadas. São, atualmente, cerca de 35 monitores, cujo treino promovido pela Prefeitura desde o ano passado teve como base a Resolução da Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SMA 32/98. A ideia é divulgar a lei e conscientizar as agências de ecoturismo, fazendo com que este trabalho, agora devidamente regulamentado, seja cada vez mais valorizado.
As agências de turismo, mesmo que venham com grupos e guias, são agora obrigadas a fazer quaisquer passeios acompanhadas de um monitor local, que será escalado de acordo com a data e horário de chegada dos grupos de passeio. O agendamento, na comunidade da Prainha Branca, deve ser feito pelos telefones 3305-6119 ou 9709-1141 (tratar com Claudenice). Já na comunidade da Santa Cruz dos Navegantes, deve ser feito pelo telefone (13) 8121-0762 (tratar com Ivanildo).

Para o vereador José Carlos Rodriguez, idealizador do projeto, a regulamentação é muito importante para que os monitores e turistas possam estar cobertos de segurança. “O que nos levou a fazer a lei foi a necessidade que os monitores tinham de uma sustentação. O que realmente foi fundamentado neste projeto foi que as associações locais se reuniram e exprimiram sua necessidade”, afirmou. Ele ainda disse que é preciso investir cada vez mais na instrução dos monitores para que eles possam exercer sua profissão da melhor maneira possível.

..:: Fonte: Prefeitura Municipal de Guaruja