Translate this blog

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Aviso de desligamento: Coordenadoria de Turismo e Eventos

Caros colegas e amigos,

Escrevo para informar que, por motivos eminentemente pessoais, estou me desligando da Coordenadoria de Turismo e Eventos da Secretaria de Cultura e Turismo da Estância Balneária de Praia Grande. Acompanharei meu pai em um tratamento de saúde na capital paulista, o que inviabiliza a continuidade do trabalho que temos realizado.

Ao longo dos últimos 11 meses, alcançamos resultados bastante expressivos. Destaco a organização de eventos como o Festejo de Iemanjá (2011) e o Praia Games (2012) (Programa Pedro Alcântara), a co-realização de projetos como o 'Roda SP', o ‘Turismo do Saber: Interior na praia’ e ‘Melhor Viagem SP’ – estes em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo – e a adesão às ações empreendidas pela APRECESP. Asseguro que ficou mais do que patente a necessidade de se profissionalizar a gestão pública em nosso segmento. Missão cumprida.

No que refere-se a promoção do destino, gostaria de destacar a realização do vídeo turístico produzido em parceria entre o governo do Estado de São Paulo e a Embratur. Foi uma experiência fantástica que resultou no material que apresento a seguir:



Naturalmente, agradeço ao Sr. Secretário pelo convite e a oportunidade de aprender com os demais colegas da SECTUR. A maturidade de um profissional mede-se pela qualidade dos frutos que ele cultiva e faz crescer. Trabalhei diretamente na criação das propostas de governo para o turismo do candidato a prefeitura de Praia Grande Alberto Mourão e indiretamente às da cultura. Estou convencido de que um belo trabalho surgirá nos anos que virão.

Retomarei a vida empresarial, focando na realização de workshops e treinamentos da [RH em Hospitalidade], bem como na organização do SEHLIPA 2013 em Praia Grande, planejado para o dia 19 de abril do próximo ano. Adianto o tema do evento: Empreendedorismo & Inovação.

Até o final do ano estaremos empenhados no Prêmio Top Blog 2012, concurso nacional de blogs no qual somos concorrentes na categoria empreendedorismo. Lembro que o blog [RH em Hospitalidade] foi um dos 30 mais votados da edição anterior dessa premiação, então vejo que poderemos ir muito mais além nesse ano.

Disponibilizo a seguir meus contatos para que possamos empreender e avançar juntos:

Assessoria: www.rhemhospitalidade.com
Atendimento eletrônico: (13) 3302-3499
Atendimento remoto: (13) 8136-3397 | 7826-5489
ID: 55*921*2724
MSN: aristidesfls@hotmail.com
Skype: aristidesfaria

Um forte abraço!!

Sucesso sempre,

Aristides Faria
Consultor | Palestrante
[RH em Hospitalidade]





..:: Serviço ::..

Quando? 19 de abril de 2013 das 10h00 às 13h00
Onde? Cinesystem, Litoral Plaza Shopping
Endereço: Av. Ayrton Senna da Silva, 1.511. Praia Grande (SP)
Website: www.sehlipa.com
Twitter: @sehlipa

..:: Participem de nossos diversos canais: FaceBookTwitter Linked InVia 6Hôtelier ClubSlideShareYou TubeMultiply e OverStream.

..:: A [RH em Hospitalidade] é distribuidora dos cursos QUANTA Educação | IESDE Brasil

Observatório político: Paulo Alexandre Barbosa ::: #time45

..:: Por: Aristides Faria [RH em Hospitalidade]

O poder público municipal deve ser mobilizador de um processo amplo de inclusão, geração e promoção de oportunidades de negócios, emprego e renda. O desenvolvimento turístico está fortemente atrelado à força empreendedora da iniciativa privada, assim, o terceiro setor configura-se como o balizador desse relacionamento.

De um lado a prefeitura orienta os investimentos por meio da elaboração, implementação e fiscalização de dispositivos legais eficientes e eficazes, bem como de pesquisas mercadológicas que auxiliem o empresário na tomada de decisão; por outro lado, alinhado com a administração pública municipal, o empresariado local deve aplicar recursos no sentido de consolidar a política desenvolvimentista em voga; mediando esse diálogo, o terceiro setor dever constituir-se não como uma terceira via como apregoa-se, mas como um meio para o balanço entre os objetivos sociais e de mercado perseguidos pelo executivo e o empresariado.

As propostas de governo do candidato Paulo Alexandre Barbosa a prefeito da cidade de Santos parecem caminhar nesse sentido. Apresenta-se a seguir os três tópicos – entre 45 – que referem-se ao Turismo:

..:: Plano de Marketing do turismo com maior apoio à realização de eventos

A captação de eventos – e investimentos de um modo mais amplo – é um esforço tripartite, ou seja, em parte do poder público (municipal e regional), dos empresários ligados à cadeia produtiva dos eventos e do terceiro setor também.

A proposta apresentada pelo candidato é profícua e consolida um movimento iniciado há cerca de duas décadas. Atualmente, entidades como a Associação Comercial de Santos (ACS) e, em especial, o Santos e Região Convention & Visitors Bureau atuam, entre outras frentes, na captação e promoção de eventos em diversos segmentos.

É importante observar que as ações voltadas a atração de negócios não são isoladas, isto é, encontram-se contempladas em um plano de marketing maior, mais amplo. Sediar eventos – abertos ao grande público ou não – deve ser característica de uma cidade, mas não a finalidade dessa localidade enquanto um destino. Santos deve assumir sua posição de sede da metrópole e fomentar a hospedagem, a visitação e os eventos nas demais cidades da região.

..:: Criação do Festival internacional do Café

A ACS, citada anteriormente, promove o Seminário Internacional do Café, evento que está em sua vigésima edição. Nesse sentido, em convergência com a proposta referente ao Plano de Marketing, a proposta de criação de um festival alusivo ao tema ‘café’ é bastante interesse e tem potencial para ser bastante produtiva, tal qual a cadeia produtiva do café.

Um festival que carrega essa temática contempla natural e diretamente apreciadores, baristas, comerciários, investidores, traders, transportadores, produtores, estudantes e pesquisadores. A proposta, compreendida com a devida importância, poderá assegurar a Santos e região posição no rol dos principais destinos nacionais de eventos.

É certo, entretanto, que para fazer frente a um mercado exigente e tecnicamente qualificado, o setor de serviços deve igualmente qualificar-se para acolher aos visitantes oriundos desses eventos. Muito além de cursos instrumentais e profissionalizantes, o empresariado tem de investir em ferramentas e inteligência gerencial.

..:: Ecoturismo na área continental

O município de Santos possui um potencial latente imensurável nesse segmento. Há produtos já formatados, mas que não caracterizam-se como pacotes, o que aumenta a receita da empresa que o comercializa e ‘facilita’ a venda desses produtos em um mercado mais amplo.

A oferta de pacotes e facilidades, por exemplo, para acompanhantes de participantes em eventos sediados na cidade, potencializa o fator de atratividade da cidade para eventos de duração maior de dois ou três dias.

Serviços como traslado, hospedagem, alimentação e entretenimento são determinantes ao promotor de um evento que reunirá profissionais de uma determinada área na cidade. Ao proporcionar possibilidades de obtenção de uma experiência agradável aos participantes e seus eventuais acompanhantes o organizador de um evento assegura sucesso ao evento.

Mais uma vez, o empresariado e o terceiro setor, em estreita parceria com o poder público local, têm de trabalhar em conjunto no planejamento estratégico e operacional, na comunicação, na comercialização e no pós-venda desses produtos.

..:: Observatório político ::..

São breves observações em torno das propostas do candidato a Prefeitura de Santos Paulo Alexandre Barbosa. Minhas reflexões são independentes e fazem parte de um processo ambicioso iniciado em 2007. O blog [RH em Hospitalidade] não restringe-se a multiplicar informações... mas a criar conteúdo.

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria



..:: Serviço ::..

Quando? 19 de abril de 2013 das 10h00 às 13h00
Onde? Cinesystem, Litoral Plaza Shopping
Endereço: Av. Ayrton Senna da Silva, 1.511. Praia Grande (SP)
Website: www.sehlipa.com
Twitter: @sehlipa

..:: Participem de nossos diversos canais: FaceBookTwitter Linked InVia 6Hôtelier ClubSlideShareYou TubeMultiply e OverStream.

..:: A [RH em Hospitalidade] é distribuidora dos cursos QUANTA Educação | IESDE Brasil