Translate this blog

Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O Turismo está com tudo na Baixada Santista


Por: Aristides Faria
  

Cruzeiros aquecem economia de Santos (capa)

Navios no mar, turistas em terra (página A-3)

Arte na morte, Paquetá turístico? (página A-8)


Fico muito feliz quando recebo notícias sobre o desenvolvimento e o amadurecimento da atividade turística na região onde nasci, cresci e moro atualmente. Após cerca de oito anos morando no sul do país, voltei a residir em Santos (SP). Nos últimos cinco anos, realizei atividades profissionais em todos municípios de nossa região metropolitana e, com isso, consigo notar como as pessoas e organizações percebem o turismo.

Nem sempre os ‘investimentos’ em qualificação de mão de obra são vistos como tal, parecem mais ser gastos, despesas ou custos – peço licença para generalizar o uso desses termos. Do mesmo modo, nem sempre percebe-se o turismo como vetor do desenvolvimento econômico, social e cultural regional. Muito menos como um meio para articulação intermunicipal.

No papel existe. O cargo está ocupado. Mas, na prática, não há um agente que estimule o diálogo, a troca de experiências e a mediação de conflitos em nível regional. É lamentável que, a revelia do mercado – como denotam as manchetes destacadas anteriormente, o poder público, em determinados momentos seja omisso nesse sentido.

Bem, escrevo para compartilhar a satisfação de abrir o jornal A Tribuna nessa manhã nublada de novembro e ler duas matérias grandes sobre o excepcional momento da gestão do turismo nessa região, em especial em Santos. Citei as manchetes no começo do artigo. São temas de impacto regional e que muito alegram, certamente, a todos profissionais do setor.
  
Cruzeiros aquecem economia de Santos

Inicia-se dentro de poucos dias a temporada de cruzeiros na costa brasileira. O terminal marítimo de passageiros do porto de Santos é o principal ponto de embarque e desembarque desse fluxo. A cidade ganha muito com isso. O grande desafio das organizações – públicas e privadas – locais é justamente fazer com que as pessoas desembarquem em trânsito e conheçam nossos atrativos. O desafio está lançado!

Navios no mar, turistas em terra

Turistas vindos de outras cidades e regiões, antes de embarcar ou após o desembarque podem passar alguns dias ou mesmo horas, em Santos e região. Da mesma forma, ao longo da viagem, podem desembarcar em trânsito e passar o dia em nossas cidades. Empresas locais nutrem grandes esforços em vender tours locais antes mesmo do embarque, por meio de agentes de viagens, e ainda mantém oferta no saguão do terminal marítimo de passageiros. A oferta existe!

Arte na morte, Paquetá turístico?

Essa matéria me chamou especial atenção e é por causa desse texto que iniciei minha defesa aqui falando da articulação regional. Entre 2011 e 2012 trabalhei como Coordenador de Turismo e Eventos da Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande. Em contato com a Sra. Tereza Borba, filha do goleiro Barbosa, iniciamos uma ampla discussão e em torno da perpetuação de seu túmulo, que fica em Praia Grande, cidade na qual o ex-goleiro da seleção brasileira de 1950 decidiu passar seus últimos anos de vida. Saiba mais em: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/05/08/filha-luta-para-perpetuar-barbosa-e-fazer-de-tumulo-atracao-turistica-em-praia-grande.htm

Esse movimento, então, não é novidade na região. O fato é que urge a articulação e a troca de experiências, além da cooperação entre os atores locais do trade turístico. Espero que os prefeitos que tomarão posse no próximo ano notem isso e incentivem os diálogos, que serão extremamente enriquecedores.

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria


..:: Serviço ::..

Quando? 19 de abril de 2013 das 10h00 às 13h00
Onde? Cinesystem, Litoral Plaza Shopping
Endereço: Av. Ayrton Senna da Silva, 1.511. Praia Grande (SP)
Website: www.sehlipa.com
Twitter: @sehlipa

..:: Participem de nossos diversos canais: FaceBookTwitter Linked InVia 6Hôtelier ClubSlideShareYou TubeMultiply e OverStream.

..:: A [RH em Hospitalidade] é distribuidora dos cursos QUANTA Educação | IESDE Brasil