Translate this blog

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Aquário Municipal de Santos será Sea World para atender público internacional


Por: Aristides Faria

Recebi com surpresa a notícia de que o Aquário Municipal de Santos receberá a bandeira ‘Sea World’ (http://www.seaworld.com/), famoso parque temático norteamericano que tem como principais atrações shows de animais marinhos e educação ambiental.

Também fiquei surpreso com as diversas manifestações contra essa iniciativa, que é fruto de parceria e entendimentos de longa data entre poder público, iniciativa privada e investidores em prol do turismo regional.

O gestor da atividade turística tem de levar em conta os movimentos brasileiros ante maus tratos contra animais e o uso destes em ‘espetáculos’ circenses. Há que se separar, também, as precárias instalações de alguns circos para manutenção desses shows da ampla infraestrutura que parques como o Sea World dispõem.

É essencial considerar nossa cultura de preservação da qualidade de vida animal, mas é importante assinalar que os brasileiros são um dos principais públicos visitantes do referido parque, localizado no estado da Flórida, nos Estados Unidos da América.

A administração pública municipal deve sempre considerar a cultura local, mas tem que perceber a cidade a partir de uma perspectiva global. Tal qual outros serviços e obras públicas, atividades ligadas ao turismo e ao entretenimento têm de atender a rígidos padrões de qualidade e eficiência.

Penso que o município de Santos dará novo salto qualitativo no setor turístico. Vejo que essa ação voltará a Santos olhos de turistas de todo o mundo e, mais uma vez, a cidade figura no rol internacional de destinos turísticos de alto nível.

Sim, há problemas. Existem lacunas a serem preenchidas. Há carências, sobretudo, por inovação e atração de investimentos privados. Mas, particularmente, penso que estamos a frente de destinos altamente qualificados.

Não se deve perder de vista a perspectiva regional. São nove cidades que, apenas juntas, poderão obter – permanentemente – destaque no mercado turístico nacional e latinoamericano, tanto de lazer como de negócios. Enquanto houver fragmentação, teremos apenas episódios de sucesso.

Parece ser urgente um agente unificador. Instituições como a secretaria de turismo do governo estadual, sua diretoria regional, a câmara temática de turismo da agência de desenvolvimento também do governo estadual ou mesmo entidades do terceiro setor, como associações e sindicatos, devem agir nesse sentido.

Um forte abraço!

Sucesso sempre,

Aristides Faria

..:: Serviço ::..

Quando? 19 de abril de 2013 das 10h00 às 13h00
Onde? Cinesystem, Litoral Plaza Shopping
Endereço: Av. Ayrton Senna da Silva, 1.511. Praia Grande (SP)
Website: www.sehlipa.com
Twitter: @sehlipa

..:: Participem de nossos diversos canais: FaceBookTwitter Linked InVia 6Hôtelier ClubSlideShareYou TubeMultiply e OverStream.

..:: A [RH em Hospitalidade] é distribuidora dos cursos QUANTA Educação | IESDE Brasil