Translate this blog

Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de maio de 2014

UNISUL Virtual: Egresso é premiado por blog de recursos humanos

Aristides Faria, graduado em Turismo pela Unisul, obteve o 2º lugar na categoria Empreendedorismo com seu blog "RH em Hospitalidade"

Paulista de nascimento, Aristides Faria mudou-se pra Florianópolis com um objetivo claro: cursar a graduação em Turismo da Unisul. O ano era 2000, e a duração de apenas seis semestre foi crucial para o egresso escolher o curso da Unisul e mudar-se para a capital. Em 2003, com o curso finalizado e uma especialização em Gestão de Recursos Humanos em mãos, Aristides voltou para São Paulo. “Dessa combinação de estudos e experiências surgiu a ideia de um “RH” imerso no setor de serviços, fundido com negócios da “Hospitalidade”. Assim, criei o blog “RH em Hospitalidade”, em outubro de 2007”, lembra.

Segundo Aristides, o blog surgiu como um canal de comunicação, de interação com professores, profissionais e empresas da área de recursos humanos, segmento que ele almejava para sua carreira.  “Como se trata de uma proposta pioneira na área de turismo e hotelaria, o blog rapidamente ganhou visibilidade. Já no primeiro semestre de 2008, fui convidado a assumir a diretoria de comunicação da Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo do estado de São Paulo e a ministrar aulas sobre turismo e hotelaria na rede Microlins em São Vicente (SP). Aos poucos surgiram oportunidades para ministrar palestras, publicar artigos científicos, conceder entrevistas e criar material didático para cursos a distância. Assim, o conceito, o formato e os serviços atrelados a marca “RH em Hospitalidade” foram formatados para responder as demandas que surgiram com o tempo”, salienta. Em abril, o blog “RH em hospitalidade” obteve a segunda posição, na categoria Empreendedorismo, na 5ª edição do Prêmio Top Blog Brasil.

Dos tempos de Unisul, o egresso guarda boas recordações, especialmente do curso presencial de Turismo, hoje extinto. “O foco empresarial e a especificidade do curso, que se divide em três habilitações: turismo, hotelaria e gastronomia; e, sobretudo, pela ampla infraestrutura da universidade (bibliotecas, laboratórios, suporte para estágios e programas de extensão), foram decisivos para minha escolha. Tenho certeza da solidez de minha formação acadêmica. Hoje, como docente e tutor de cursos a distância, estou convicto do pioneirismo e profissionalismo com que tudo nos foi proposto há mais de dez anos”, recorda.

Reconhecido profissionalmente na área que escolheu, Aristides vê com bons olhos os grandes eventos que se aproximam no país. “Me parece haver mão de obra qualificada para os diversos níveis e segmentos componentes do turismo. Vejo que há muitas oportunidades por conta dos megaeventos que o Brasil vem sediando e ainda sediará. Em termos de recursos humanos, penso que estamos prontos. Talvez tenhamos algumas dificuldades em relação ao idioma, mas no geral acredito que nos sairemos muito bem no que tange ao atendimento pessoal”, afirma.

..:: FonteUNISUL Virtual