..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Santos é tema de estudos nas áreas de turismo e hospitalidade

Foto 1: Participação em Neuquén
Tratada como estudo de caso, a cidade foi tema de publicações científicas de pesquisador da área de turismo.

As cidades da Baixada Santista são reconhecidas, entre outros fatores, pela riqueza e diversidade natural e cultural. Cada vez mais turistas procuram a região em busca das praias durante os feriados ao longo do ano e a temporada de verão.

Os investimentos em hotelaria, por exemplo, vêm crescendo, assim como as oportunidades de emprego e renda também.

O diálogo permanente entre governo, iniciativa privada, terceiro setor e academia são essenciais para a dinamização do setor e, em conseqüência, o aumento da competitividade do destino turístico.

Conforme afirma o Professor Aristides Faria, do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, “o poder público – executivo e legislativo – pode e deve criar dispositivos legais que ajudem a harmonizar as relações entre os atores do setor; e as empresas têm de investir permanentemente na qualificação de sua oferta e na inovação de seus processos gerenciais.

Faria aponta, ainda, que “nesse meio de campo, estão as entidades do terceiro setor como os Sindicatos e demais associações, que representam a sociedade civil organizada e têm a obrigação de trabalhar em prol de suas categorias e membros”.

Em 2014, motivado pelas atividades acadêmicas de seu curso de Mestrado, Aristides publicou uma série de artigos e relatos de experiência sobre sua atuação na área de turismo na Região Metropolitana da Baixada Santista, em especial sobre o município de Santos.

Nascido em Santos, o pesquisador estuda o desenvolvimento do turismo nessa cidade desde o ano 2000, quando ainda cursava graduação em turismo. Defendeu seu trabalho de conclusão de curso sobre o assunto e desde então não parou de investigar sobre o setor na região.

Foto 2: Apresentação em Bogotá
Recentemente esses esforços foram coroados com duas publicações internacionais. Faria apresentou seus estudos sobre o conhecido programa Alegra Centro, que completou 10 anos em 2013, no Congresso Internacional de Investigação em Turismo, realizado em Bogotá, na Colômbia, (foto 2) e no VI Congresso Latino-Americano de Investigação em Turismo, que ocorreu em Neuquén, na Patagônia Argentina (foto 1). Nessas ocasiões o material foi compartilhado com docentes e pesquisadores de várias partes do mundo.

 No Brasil, o material foi publicado nos anais do XI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo, realizado em Fortaleza (CE), e no VI Congresso Brasileiro de Oceanografia, que aconteceu em Itajaí (SC).

Em cada publicação, o autor afirma proporcionar um novo olhar sobre o estudo, a cidade e a micro-região do Centro Histórico de Santos, caso que tem atraído olhares acurados de pesquisadores mundo afora.

Sobre o autor:

Aristides Faria, é Bacharel em Turismo (Unisul, 2002), Especialista em Gestão de Recursos Humanos (UFSC, 2003), MBA em Gestão de Projetos (Unisantos, 2013) e Mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (2013-2015). Membro suplente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Recursos Humanos (2009-2012 e 2013-2015). Consultor e Palestrante da [RH em Hospitalidade], empresa promotora do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista.

Novo Mundo | Relações Públicas
Cristian Alves | Diretor | CONRERP/2: 4330
(13) 97408-3050 | 35*26*27810 | cristian.alves@novomundo.rp | novomundorp.com