Translate this blog

Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2016

Município do Guarujá será case de sucesso apresentado na abertura do SEHLIPA

“Guarujá Host” (link), guia de meios de hospedagem, é um exemplo das ações empreendidas pelo poder público local em parceria com os mais diversos atores do setor de viagens e turismo.

A quinta edição do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA) será realizada no município de Itanhaém (SP) no próximo dia 2 de maio, entre as 17h00 e 21h00, nas dependências da Associação Comercial, Agrícola e Industrial de Itanhaém (ACAI).

O tema central do V SEHLIPA será “Gestão Pública Municipal do Turismo”, quando serão levados a discussão assuntos como democratização, participação societal e o fortalecimento das bases por meio, por exemplo, dos Conselhos Municipais de Turismo.

Durante o ato de abertura do evento o Diretor de Políticas de Turismo da Secretaria de Turismo da Prefeitura da Estância Balneária de Guarujá, Emerson dos Santos Lopes, apresentará o tema “Turismo, o que temos a ver com isso? Envolvendo e integrando atores em prol do desenvolvimento regional”.

Conforme o palestrante, “despertar, envolver, organizar, integrar, animar, disciplinar e legislar são funções do poder público, mas a operação das atividades turísticas é atribuição da iniciativa privada. Para que o desenvolvimento do turismo ocorra de forma ordenada é necessário que o governo municipal esteja bem envolvido e engajado no processo, e que em sua estrutura municipal haja um órgão que seja o interlocutor entre o trade turístico e a prefeitura”.

Lopes afirma, ainda, que “O Conselho Municipal de Turismo deve debater os grandes assuntos de interesse local e encaminhar suas propostas aos poderes Legislativo e Executivo Municipal. O Fundo Municipal de Turismo tem a função de ser o a fonte de recursos para aplicação exclusiva no desenvolvimento da atividade turística e na implantação de projetos turísticos, deve ser fiscalizado e orientado pelo Conselho e também precisa atender as mesmas regras legais impostas a qualquer órgão da administração pública”.

“A integração com as cidades vizinhas da mesma região ou com características similares permite que o turista fique mais dias na cidade. O Plano Municipal de Turismo define a política de turismo e os rumos que o setor terá nos próximos anos”, conclui.

..:: Sobre o Palestrante ::..

É Diretor de Políticas de Turismo de Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Guarujá desde março do presente ano e foi Assessor de Turismo (2009-2011 e 2015-2016) da Administração local.

Representa atualmente ao município na Câmara de Turismo do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) e no Comitê de Secretários e Diretores de Turismo da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp).

Formado em Gestão em Terminais Portuários e MBA em Gestão Empresarial Estratégica pela Universidade Católica de Santos (Unisantos). É Técnico em Turismo pelo Colégio Adélia Camargo Correa Guarujá e especialista em Gestão de Políticas de Turismo e em Regionalização do Turismo com formação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

..:: Sobre o SEHLIPA ::..

O projeto do SEHLIPA foi criado e lançado no ano de 2011. A primeira edição do evento foi realizada no município do Guarujá (2012), o segundo Seminário aconteceu em Praia Grande (2013), a terceira edição do evento foi em São Paulo, em abril de 2014, e a quarta aconteceu em Santos (2015).

O público-alvo do projeto é composto por profissionais, empresários e autoridades públicas atuantes no setor de viagens e turismo. O objetivo do SEHLIPA é criar espaço para relacionamento corporativo e geração oportunidades de negócios.

Informações: sehlipa.com | sehlipa.blogspot.com | facebook.com/sehlipa | twitter.com/sehlipa | instagram.com/sehlipa | app.vc/sehlipa

..:: Serviço ::..

Seminário de Hospitalidade | Itanhaém 2016
Data: 2 de maio (segunda-feira)
Horário: 17h às 21h00
Local: Associação Comercial de Itanhaém (Av. Presidente Vargas, 757. Centro)
Inscrições: http://goo.gl/tjOlGj
Foto: Praia do Guaiuba, Guarujá (SP). (Por: Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista)