..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Docente de Turismo do Câmpus Cubatão publica artigo em revista internacional

Morro do Paranambuco, Itanhaém (SP). Foto: Aristides Faria
Material discutido em reunião do Grupo de Pesquisa Observatório de Turismo do Litoral Paulista do IFSP Câmpus Cubatão é publicado em periódico latino-americano.

Artigo científico sobre acessibilidade em espaços turísticos de autoria do professor Aristides Faria, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP Câmpus Cubatão), é publicado na Revista Caribenha de Ciências Sociais.

O material se trata de um estudo de caso sobre o projeto de reurbanização da região central histórica do município de Itanhaém, localizado na Região Metropolitana da Baixada Santista, litoral de São Paulo.

O estudo foi desenvolvido no âmbito do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities) e contou com a orientação da Profa. Dra. Elizabeth Kyoko Wada. Para saber mais sobre o PPG em Hospitalidade, acesse a página do programa.

Originalmente, em 2015, resultados parciais da pesquisa foram apresentados no XII Congresso Brasileiro de Administração, evento anual realizado em Maringá (PR). No primeiro semestre de 2016 o estudo foi levado à discussão em reunião do grupo de pesquisa “Observatório do Turismo do Litoral Paulista” (TULIPA) com a participação de alunos e docentes do IFSP Câmpus Cubatão.

Após revisões, torna-se pública a versão final da pesquisa. O caso de Itanhaém, assim como o de outros casos de cidades históricas, é emblemático pela relevância do tema e da premente necessidade de discussões mais profundas sobre o desenvolvimento territorial urbano e o fomento e promoção de um modelo sustentável de turismo, tanto em nível local quanto regional.

O artigo pode ser acessado a partir do endereço a seguir: http://www.eumed.net/rev/caribe/2016/10/itanhaem.html.

..:: Sobre o grupo de pesquisa TULIPA ::..

O grupo de pesquisa Observatório de Turismo do Litoral Paulista (TULIPA) tem como objetivo estudar o mercado de trabalho na área de Turismo na Região Metropolitana da Baixada Santista, a fim de identificar a inserção dos profissionais na região. Em 2016, são priorizados os estudos e análises para compreender a relevância e a atuação destes profissionais no âmbito turístico. Os estudos ocorrerão a partir de uma perspectiva interdisciplinar envolvendo as seguintes áreas: Direito, Políticas Públicas, Ciências Sociais, Economia, Psicologia, Turismo, Inclusão Social, entre outras.

..:: Serviço ::..

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão)
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo
Rua Maria Cristina, 50. Jardim Casqueiro, Cubatão (SP).

Projeto de Iniciação Científica: Competitividade no setor de viagens e turismo: estudo de casos múltiplos no litoral paulista
Coordenador: Prof. Me. Aristides Faria | Aluno bolsista: Marcos Balzano


Imagem: Vista do morro do Paranambuco, Itanhaém (SP). Fonte: Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista (Foto: Aristides Faria)