Translate this blog

Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Blog [RH em Hospitalidade] completa dez anos de história e muitas realizações!



Caros amigos,

Desde o presente mês de janeiro de 2017 eu gostaria de iniciar uma série de ações e comunicações em alusão aos dez anos de vida do blog [RH em Hospitalidade].

Durante o ano de 1999 eu planejei com meus pais a minha mudança de estado para estudar Turismo. Ingressei na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e iniciei meus estudos efetivamente no ano 2000, quando me mudei de Santos (SP) para Florianópolis (SC).

A partir da realização de estágios, cursos complementares, estudos e, desde cedo, publicações e participações em eventos técnico-científicos, foi possível começar a determinar os rumos que eu gostaria de dar para minha carreira.

Entre meados de 2007 e 2008 voltei a morar no litoral paulista, quando por necessidade e oportunidade criei o blog. Em 03 de outubro de 2007 lancei uma proposta no ar e com certo ineditismo iniciei um movimento de discussão do turismo, da hotelaria e da gastronomia – serviços de hospitalidade – por meio das, ainda prematuras, redes sociais.

Confira no link a seguir o primeiro post do blog:


Naturalmente, o conteúdo se adaptou ao longo do tempo, assim como eu me qualifiquei e passei por novas experiências pessoais e profissionais que me habilitaram – pelo menos eu acredito que sim! – para conduzir uma rede de colegas interessados em difundir e discutir conceitos, boas práticas e mesmo gerar oportunidades de negócios.

Com o tempo vieram premiações e o reconhecimento da audiência, da academia e do mercado corporativo! Em agosto de 2009 o sonho ganhou novos contornos e tornou-se possível transformar o blog em uma empresa de consultoria (CNPJ: 11.070.875/0001-86).

Nasceu a [RH em Hospitalidade], assessoria em educação corporativa com foco no setor de serviços (www.rhemhospitalidade.com). Entre altos e baixos, idas e vindas, conversas e experiências diversas, em 2011, surgiu a ideia de promover um evento de relacionamento para os profissionais do turismo atuantes no estado de São Paulo.

Em 2012, efetivamente, realizei a primeira edição do Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA) (www.sehlipa.com). O evento é anual e itinerante e já passou pelas cidades do Guarujá (2012), Praia Grande (2013), São Paulo (2014), Santos (2015) e Itanhaém (2016). Em 2017 o SEHLIPA será sediado em Cubatão.

É relevante citar que a marca do blog (nº  908957572), seu slogan (nº  908957718) e a marca do Seminário (nº  908957645) têm registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)!

Paralelamente, em 2014, fui aprovado em concurso público então quando fui efetivamente convocado encerrei as atividades da empresa. Sou Professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão), onde tenho a oportunidade de semear diariamente e compartilhar com alunos e colegas as experiências que tenho vivido.

Comentando a questão da formação acadêmica, é importante citar que concluí a graduação em Turismo em 2002, em seguida cursei uma Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), anos depois concluí um MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Santos (2011) e, mais recentemente, entre 2013 e 2015, cursei o Mestrado em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities). Atualmente sou doutorando em Hospitalidade no mesmo Programa.

Sobre o futuro (brevíssimo) informo que está em vias de lançamento meu primeiro livro, que se intitula “Competitividade no setor de Viagens e Turismo: estudo de casos múltiplos no litoral paulista” (à direita). Aguardem!

Registro, assim, minha felicidade em completar dez anos de vida de meu blog! Tenho certeza de ter colaborado com o desenvolvimento de muitos colegas e, de algum modo, ajudado a colocar em pauta a importância da qualificação profissional para atuação no setor de viagens e turismo.

Quem venham muitos outros desafios! Estou certo de que o caminho pavimentado e as pessoas que se aproximaram deste projeto de vida irão me ajudar!

Um forte abraço!

Sucesso sempre,


Aristides Faria