Translate this blog

Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Turismo Social é tema de publicação de docente do curso de turismo do IFSP Câmpus Cubatão

Estudo aborda a ação governamental orientada à difusão dos benefícios econômicos e sociais do turismo em prol das comunidades receptoras e negócios locais.

Aristides Faria, professor do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão), é autor do artigo “Administração pública do turismo: experiências sulamericanas de turismo social em perspectiva comparada (Argentina, Brasil e Chile)”, que foi publicado na presente edição da revista ABET Anais Brasileiros de Estudos Turísticos.

O professor é responsável pela disciplina Gestão Pública (GPBT5) no referido curso e desenvolve trabalhos diversos neste campo. Destaca-se a “Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista” e o “Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista” (SEHLIPA).

Respectivamente, os projetos se tratam de um mapeamento/monitoramento do turismo regional com foco na gestão de equipamentos e atrativos turísticos administrados pelo poder público e um evento anual que reúne empresários, profissionais e autoridades públicas atuantes no setor de viagens e turismo no litoral paulista.

A pesquisa recém publicada teve início em 2015 e como resultados finais foi verificado que na Argentina o governo federal financia parcialmente as viagens para grupos familiares; no Brasil, o governo federal e o empresariado do setor de comércio subsidiam um sistema de serviços para empregados formais do setor; e no caso chileno o turista custeia sua viagem integralmente, mas o governo nacional mantém sistema de apoio ao turista e qualificação dos prestadores de serviços atuantes em destinos turísticos alheios aos roteiros convencionais.

O artigo encontra-se publicado na edição quadrimestral de janeiro a abril e pode ser acessado a partir do linkhttps://abet.ufjf.emnuvens.com.br/abet/index.

..:: Sobre a Revista ::..

ABET é um journal online de acesso aberto e gratuito para leitura e download de textos, com periodicidade quadrimestral e revisão cega por pares (doble-blind review), que recebe trabalhos originais e inéditos que não estejam em avaliação em outros meios de publicação.

São aceitos artigos de investigação científica, ensaios, relatos de caso e resenhas em português, inglês, espanhol ou francês sobre turismo a partir do enfoque das ciências sociais (ex. temas: sociologia, ciência política, antropologia, planejamento urbano, gestão pública e social, etc.).



ABET é editada no Departamento de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora/= (UFJF )por meio do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Organização e Turismo (COGITO/CNPq).