Translate this blog

Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

IFSP: Professor do curso de Turismo promove mapeamento do turismo regional

Projeto visa orientar a tomada de decisões de gestores públicos municipais atuantes na área do turismo sobre os rumos do setor para os próximos anos.

O professor Aristides Faria, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão), desenvolve desde 2014 ação autônoma e apartidária de mapeamento do turismo regional no litoral paulista.

A iniciativa compreende as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

O projeto “Agenda Propositiva do Turismo” mobiliza anualmente profissionais da área para colaborarem com este diagnóstico, o que confere caráter participativo à proposta.

A primeira edição do projeto teve três frentes de ação concomitantes: a primeira foi uma pesquisa de opinião pública online voltada a profissionais, empresários e estudantes do setor; a segunda foi uma rodada de visitas técnicas aos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista; e a terceira foi uma série de reuniões com profissionais do setor para discutir, justamente, os resultados em levantamento àquela ocasião.

Os resultados foram apresentados em três atos públicos realizados na ETEC Aristóteles Ferreira, em Santos (SP), na UNIESP Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo, e na Associação Comercial, Agrícola e Industrial de Itanhaém – cidade que veio sediar o Seminário de Hospitalidade do Litoral Paulista (SEHLIPA) (www.sehlipa.com), em 2016.

As conclusões da primeira edição do projeto foram compiladas em uma apresentação, a qual pode ser acessada por meio do link a seguir:


..:: Edição 2017 ::..

Conforme a proposta original do projeto, em 2014, ficou estabelecido que as visitações aos atrativos e equipamentos turísticos da região seriam realizadas periodicamente. Assim, durante o presente mês de janeiro, encontram-se em andamento as visitas aos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.

A atualização do mapeamento proposto começou nesta segunda-feira (16) e deverá se estender por mais dois dias. Em seguida, os dados coletados serão tratados e analisados pelo professor, quem divulgará essas análises amplamente para discussão com os profissionais do setor.

Os interessados podem acompanhar os resultados preliminares da Agenda Propositiva do Turismo | Baixada Santista: Edição 2017 por meio da fanpage do projeto no Facebook:



Mais informações: aristidesfaria@ifsp.edu.br