Translate this blog

Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

PPG em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi lança livro sobre competitividade no turismo paulista

Obra que chaga às livrarias neste mês trata das relações de hospitalidade e hospitalidade entre os stakeholders do poder público na gestão do destino “Costa da Mata Atlântica”.

A ação governamental pode dinamizar o turismo regional. A partir dessa premissa, Aristides Faria Lopes dos Santos, aluno do Programa de Pós-graduação em Hospitalidade, desenvolveu um estudo de casos múltiplos sobre as relações de hospitalidade e hostilidade existentes entre o poder público e seus stakeholders no setor de viagens e turismo em nível local e regional.

Os municípios analisados foram Cubatão, Itanhaém e Santos, todos no litoral paulista. Um dos motivos que levaram o autor a trabalhar com estas cidades foi a “complementaridade” que cada uma representa no contexto do destino “Costa da Mata Atlântica” – denominação turística da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Esta região administrativa é instituída, na forma da lei, pelos municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.  Na fase de pesquisa de campo foram entrevistados Secretários de Turismo das três cidades citadas, além de atores atuantes no turismo local/regional indicados por estes.


O estudo revelou vícios persistentes na administração pública, falta de políticas públicas de fomento para o setor e inanição dos Conselhos Municipais de Turismo. Por outro lado, a pesquisa identificou relevantes oportunidades de negócios e amplo mercado de trabalho para profissionais e empreendedores especialistas no setor.

A obra é oriunda da dissertação de Mestrado em Hospitalidade defendida pelo autor em agosto de 2015 sob orientação da Professora Dra. Elizabeth Kyoko Wada, quem assina o prefácio do livro e coordena o PPG em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities).

..:: Sobre a obra ::..

Título: “Competitividade no setor de viagens e turismo: estudo de casos múltiplos
Editora: Scortecci
ISBN: 978-85-366-4968-9
Páginas: 164

..:: Sobre o autor ::..

Aristides Faria Lopes dos Santos é Mestre em Hospitalidade (2013-2015), doutorando pelo mesmo Programa e professor em regime de dedicação exclusiva do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Câmpus Cubatão).